White Post é um pino fabricado em compósito de fibra de vidro e resina epóxi de alta resistência mecânica que atua como reforço intrarradicular da estrutura dental e promove retenção para o material restaurador definitivo ou núcleo de preenchimento, no caso de restaurações indiretas.
Os pinos de fibra de vidro White Post DC Especial visam atender a casos onde há maior desgaste do conduto radicular e consequentemente maior esforço mecânico no terço cervical dos dentes anteriores.
White Post é apresentado em dois diferentes formatos Dupla Conicidade (White Post DC): com excelente adaptação, preserva ao máximo a dentina intrarradicular para o alojamento do pino e possui a maior resistência na região cervical.
Dupla Conicidade Especial (White Post DCE): possuem terços médio e cervical com maior diâmetro (maior resistência mecânica) e mesmo diâmetro apical de seu correspondente DC (mesma característica de conservação). Indicados para condutos amplos e dentes com maior desgaste de estrutura.
Formas de Apresentação do White Post
Kit Completo
(White Post DC): Contém 05 pinos de cada tamanho (DC0.5, DC1, DC2, DC3 e DC2E) com suas respectivas brocas (25 pinos e 5 brocas) e uma Régua de Seleção White Post.
Kit Especial
(White Post DC e DCE): Contém 05 pinos de cada tamanho (DC0.5, DC0.5E, DC1, DC1E e DC2E) com suas respectivas brocas (25 pinos e 5 brocas) e uma Régua de Seleção White Post. A C B A B C whitepost 0,5 20mm 0,5E 1 1E 2 2E 3 4 18mm 20mm 18mm 20mm 18mm 20mm 20mm 1,4mm 0,65mm 1,8mm 1,6mm 2,0mm 1,8mm 2,2mm 2,0mm 2,2mm 0,65mm 0,85mm 0,85mm 1,05mm 1,05mm 1,25mm 1,45mm whitepost whitepost whitepost whitepost whitepost whitepost whitepost
Kit Introdutório
(White Post DC ou DCE): Contém 05 pinos White Post de um determinado tamanho e sua respectiva Broca. Refil (White Post DC ou DCE): Contém 05 pinos White Post de um determinado tamanho. Composição Básica Fibra de vidro, resina Epóxi, carga inorgânica, silano, promotores de polimerização.
Indicação do Produto
A indicação de um pino de fibra de vidro intrarradicular está diretamente relacionado à necessidade de se restaurar um dente tratado endodonticamente para auxiliar na retenção do material restaurador e distribuir tensões impostas ao dente. Em caso de dente com grande destruição coronal por cárie, traumatismo ou restauração extensa recomenda-se a colocação de pino intra radicular para reforço da porção coronal, minimizando, assim, a probabilidade de fratura. Pode ser usado com sistemas adesivos duais ou fotopolimerizáveis pela grande capacidade de transmitir luz.
Precauções e Contraindicações
Os pinos podem apresentar expostas pontas das fibras de vidro que os compõem e estas podem perfurar a pele. O corte dos pinos para ajuste do comprimento também podem expor fibras perfurantes. Utilize óculos de proteção durante o corte dos pinos e evite cortar próximo à face do paciente para prevenir algum eventual acidente ou desconforto com resíduos do corte. Evite aspirar o pó oriundo do corte dos pinos. Para manipular o produto utilize sempre luvas de látex. Os pinos devem estar isentos de sujidades oleosas, materiais orgânicos ou quaisquer outros agentes contaminantes no momento da cimentação para evitar falha de adesão.
White Post: Instruções de Uso
Fig 01. Faça o exame radiográfico (radiografia periapical) e verifique a qualidade da endodontia. Selecione o pino de acordo com o diâmetro do conduto, posicionando a Régua de Seleção White Post ou o pino sobre a radiografia do dente.
Fig 02. Isole o campo operatório. Priorize o uso do dique de borracha.
Fig 03. Remova a guta percha do canal utilizando broca ou instrumento adequado mantendo de 3 a 5 mm de guta percha na região apical, garantindo o selamento da obturação endodôntica.
Fig 04. Prepare o conduto radicular com as brocas próprias específicas para cada pino (número) para uma adaptação ideal.
Fig 05. Coloque o pino selecionado em posição e radiografe para avaliar sua adaptação e o seu posicionamento. O pino deverá estar perfeitamente adaptado ao preparo executado, não apresentando espaços entre o término do pino e a guta percha.
Fig 06. Recorte o excedente coronal do pino se necessário e leve novamente em posição para verificação do ajuste. Nota 1: Caso o conduto seja demasiado amplo opte por um pino White Post DCE. Nota 2: Faça a limpeza do pino White Post com álcool 70% ou Clorhexidina a 2% (FGM). Recomenda-se esterilizar o pino em autoclave (121ºC e 15 psi) antes de sua cimentação. O pino deverá estar bem seco no momento da cimentação. Nota 3: Utilize uma embalagem própria durante a esterilização e observe as condições de esterilização especificadas. Condições diferentes das especificadas podem danificar o produto.
Fig 07. Aplique gel de ácido fosfórico (Condac 37- FGM) por 15 segundos dentro do conduto radicular e estrutura dental remanescente. Lave rigorosamente e remova o excesso de água com cones de papel absorvente.
Fig 08. Utilize o Cavibrush Longo (FGM) para a aplicação do sistema adesivo conforme instruções do fabricante em toda a extensão do canal radicular condicionado e fotopolimerize por 40 segundos.
Fig 09. Aplique Silano Prosil (FGM) sobre a superfície de todo o pino e aguarde a secagem do mesmo.
Fig 10. Com uma broca lentulo, leve o cimento resinoso (Ex. Allcem ou Allcem Core – FGM) ao canal. Se preferir, besunte o pino com cimento e insira-o no conduto.
Fig 11. Faça a inserção cuidadosa do pino no canal e proceda a fotopolimerização do cimento pela superfície e através do pino. Observe que o pino deverá ser inserido até o fundo da cavidade preparada. Conservação e Armazenamento Mantenha o produto entre 5º e 35ºC em sua embalagem original sempre bem fechada.
Fonte: FGM
Conheça a linha de produtos FGM em nossa Loja Virtual, clicando aqui!